Prediga a forma das seguintes moléculas. Sugira valores aproximados para os principais ângulos de ligação (por exemplo, igual a 109, ; maior do que , menor do que , etc): .
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício sobre a forma da molécula . Estamos lidando com a Geometria Molecular e vamos usar a teoria VSEPR para descobrir como os átomos estão dispostos e qual o valor aproximado dos ângulos de ligação.
Passo 2
Primeiro, precisamos identificar o átomo central na molécula . Nesse caso, o átomo central é o fósforo §. Agora, contamos o número total de pares de elétrons ao redor desse átomo central. O fósforo tem 5 elétrons na camada de valência. Cada átomo de flúor (F) também tem 7 elétrons na valência, mas como estão ligados ao fósforo, usamos apenas um elétron de cada para formar ligações. Então, temos 3 ligações P–F e 1 par de elétrons não ligantes no fósforo, totalizando 4 pares de elétrons.
Passo 3
Com base na teoria VSEPR (Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência), a disposição dos pares de elétrons ao redor do átomo central determina a geometria da molécula. Para 4 pares de elétrons, se todos fossem ligantes, a geometria seria tetraédrica com ângulos de 109,5°. Mas como temos 3 ligantes e 1 par não ligante, a geometria muda para trigonal piramidal. Os pares não ligantes ocupam mais espaço, o que faz com que os ângulos se ajustem.
Passo 4
Os pares de elétrons não ligantes causam uma repulsão maior, comprimindo os ângulos entre os ligantes. Na trigonal piramidal, os ângulos de ligação são um pouco menores que os 109,5°, geralmente ficando por volta de 107°. Portanto, podemos sugerir que os ângulos de ligação na são menores que 109,5°.
Resposta
A molécula tem uma geometria trigonal piramidal, com os principais ângulos de ligação sendo menores que 109,5°.