A pureza do conservante de alimentos ácido benzoico (C7 H6 O2) foi determinada pela titulação deste com uma solução padronizada de NaOH 0,1 mol L^-1, gastando 35 mL . Para tanto, foi preparada uma solução do ácido pela dissolução de 0,50 g em 50 mL de água deionizada. Todos os 50 mL foram utilizados na titulação com NaOH . Determine a pureza do conservante.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um exercício de química envolvendo titulação para descobrir a pureza de um conservante chamado ácido benzóico ( ). Vamos precisar entender sobre molaridade, reação ácido-base e como calcular a pureza a partir desses dados.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular quantos mols de Mols de NaOH = Molaridade times Volume (L) = 0,1 , mol/L times 0,035 , L = 0,0035 , mol foram usados na titulação. A concentração da solução de é e o volume usado foi de .

Passo 3

Sabemos que a reação entre o ácido benzóico ( C7H6O2 + NaOH C7H5O2Na + H2O ) e o é de 1 para 1:
Então, os mols de ácido benzóico também são .

Passo 4

Agora, vamos calcular a massa de ácido benzóico que esses mols representam. A massa molar do Massa molar = (7 times 12) + (6 times 1) + (2 times 16) = 84 + 6 + 32 = 122 , g/mol é:
Massa de ácido puro = Mols times Massa molar = 0,0035 , mol times 122 , g/mol = 0,427 , g
Então:
á

Passo 5

A gente começou com Pureza = ( 0,427 , g0,50 , g ) times 100% = 85,4% de conservante. A massa pura de ácido benzóico que reage é . Para achar a pureza, vamos ver qual a porcentagem dessa massa pura em relação à massa total usada.

Resposta

A pureza do conservante é de aproximadamente 85,4%.

Exercícios relacionados

Na determinação de 25 mL de solução de concentração de uma solução de HNO3 foram gastos 25 mL de solução de KOH 0,1 mol L^-1. Qual a concentração da solução de HNO3 ?
Uma amostra de sal grosso de massa igual a 1,664 g foi solubilizada em água e 0 volume da solução foi aferido em um balão volumétrico de 250,0 mL. Dessa solução foi retirada uma alíquota de 50,00 mL e transferida para um balão volumétrico de 200,0 mL, que teve seu volume completado com água destilada. Dessa solução foram retiradas três alíquotas de 25,00 mL cada e tituladas com solução de AgNO3 0,0549 mol / L, sendo gasto em média 12,7 mL.
c) Calcule o número de mols de Cl^-na alíquota de 50,00 mL;
Qual o volume de Mg(OH)2 0,4 molar necessário para neutralizar 80 mL de HCl 1,5 M ?
75 mL de uma solução de Ca(OH)2 é 0,2 mol L^-1 foram tituladas com uma solução padrão de H2 SO4 0,4 mol L^-1. Quanto de ácido será gasto na titulação?