Quanto é , a probabilidade da partícula estar em alguma posição com ?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado pergunta qual é a probabilidade de uma partícula estar em alguma posição onde é maior que zero. Isso está relacionado ao conteúdo de Probabilidade e Distribuições de Probabilidade. Para resolver, vamos precisar entender como uma distribuição de probabilidade funciona, especialmente se ela é simétrica ou não.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender o que significa . Isso representa a área sob a curva da função de densidade de probabilidade à direita de . Se a distribuição for simétrica em torno de zero, a probabilidade de ser maior que zero será igual à de ser menor que zero.

Passo 3

Vamos supor que a distribuição de seja simétrica em torno de zero. Isso significa que a área à esquerda de é igual à área à direita. Como a área total sob a curva de probabilidade é 1, cada lado (positivo e negativo) terá metade dessa área.

Passo 4

Então, se a distribuição é simétrica:

Resposta

A probabilidade da partícula estar em alguma posição com é ou 50%.

Exercícios relacionados

Um próton no LHC tem energia de . Qual o seu comprimento de onda de de Broglie? Fazendo uso de , primeiro justifique porque o termo de massa pode ser desprezado. Qual será o comprimento de onda de um fóton de mesma energia?
Considere uma corda fixa em e cujo deslocamento obedece à relação .
Assumindo que , encontre as equações obedecidas por F e por e verifique que uma corda que começa a oscilar no estado evolui no tempo como .
Se é obtido em um experimento, qual é , normalizada, imediatamente após o experimento?
Um elétron está em um anel de circunferência . Encontre a frequência que um fóton deve ter para que ao ser absorvido faça com que o elétron salte do nível de menor energia para o primeiro estado excitado (o imediatamente superior).