Dê a reação para a formação dos complexos quando estão presentes na solução: e

Passo 1

Entendendo o problema e o conteúdo envolvido
Vamos resolver a reação de formação de complexos na solução quando estão presentes os íons (cádmio) e (amônia). O conteúdo principal aqui é a química de coordenação, que estuda como os metais formam complexos com ligantes (como a amônia). Precisaremos entender como os íons de cádmio interagem com as moléculas de amônia para formar esses complexos.

Passo 2

Identificando o metal e o ligante
Primeiro, identificamos o metal central, que nesse caso é o . O ligante é a molécula de amônia, . Ligantes são espécies que doam pares de elétrons para o metal central, formando ligações coordenadas.

Passo 3

Determinar a coordenação do metal
O cádmio geralmente forma complexos com uma coordenação de 4 ou 6. A coordenação refere-se ao número de ligantes que se ligam ao metal central. Para simplificar, vamos considerar uma coordenação de 4 neste exemplo.

Passo 4

Escrever a fórmula do complexo
Com uma coordenação de 4, cada íon pode se ligar a 4 moléculas de . A fórmula geral do complexo será .

Passo 5

Escrever a reação completa
Para balancear a reação, consideramos que o cádmio em solução reage com a amônia para formar o complexo. A reação fica:

Resposta

A reação de formação do complexo é:

Exercícios relacionados

Uma solução foi preparada pela mistura de 0,010 mol de e 2,0 mols de em 1,0 L de solução. Quais são as concentrações de e , em mol L-1 no equilíbrio?
Dado:
Considere que de sal de cianeto ( CN ) são adicionados a 1,0 litro de de . Assumindo volume constante, calcule a concentração de íons na solução resultante.
Dados:
Determine a constante de dissociação do íon complexo e a concentração de íons cobalto livres em uma solução 0,015 mol/L do complexo. Dado: .
O íon complexo tem uma constante de instabilidade igual a ; determine a constante de estabilidade do complexo e a concentração de cobre em uma solução do complexo.