A velocidade de formação de C na reação é de 2,7 . Dê a velocidade da reação e as velocidades de formação ou de consumo de e D .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem uma reação química: . A velocidade de formação de C é . Nosso objetivo aqui é descobrir:
  1. Qual é a velocidade da reação.
  2. As velocidades de formação ou consumo de A, B e D.
Vamos usar conceitos de estequiometria e taxas de reação para resolver isso!

Passo 2

Primeiro, vamos entender que a velocidade de uma reação química pode ser relacionada à velocidade de formação ou consumo de qualquer reagente ou produto, usando os coeficientes estequiométricos da reação.
Na nossa reação:
Os coeficientes são:
  • A: 2
  • B: 1
  • C: 2
  • D: 3

Passo 3

A velocidade de formação de C ( ) é dada como .
Sabendo que:
çã
Então:
çã

Passo 4

Agora, vamos calcular as velocidades de consumo de A e B, e de formação de D, usando a velocidade da reação que achamos.
Para A:
çã
Para B:
çã
Para D:
çã

Resposta

A velocidade da reação é . As velocidades são:
  • Consumo de A:
  • Consumo de B:
  • Formação de D:

Exercícios relacionados

A velocidade da reação foi registrada como . Dê as velocidades de formação e de consumo dos participantes do sistema reacional.
Faça a previsão de como a pressão total varia durante a reação em fase gasosa em um recipiente de volume constante.
A lei de velocidade da reação mencionada no Exercício 20A.3(b) foi determinada como . Expresse a lei de velocidade em termos da velocidade da reação, . Quais são as unidades de , em cada caso, quando as concentrações estão em mols ?
O equilibrio é de primeira ordem nos dois sentidos. Deduza a expressão da concentração de A em função do tempo. A concentração molar inicial de A é , e a de B é . Qual a composição final do sistema?