5.37 Exemplo 5.6 mostrou que o campo de velocidade para um vórtice livre no plano é . Determine a função de corrente para este escoamento. Avalie a vazão em volume por unidade de profundidade entre e , se . Esboce o perfil de velocidade ao longo de uma linha de constante. Confira a vazão calculada a partir da função de corrente, integrando o perfil de velocidade ao longo dessa linha.
Passo 1
Usando a definição de função de corrente:
Como ,
Separando as variáveis e integrando:
Onde C é constante em relação a .
Passo 2
A vazão entre e pode ser calculada como:
Com ,
Passo 3
Integrando o perfil de velocidade:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Use a regra do produto do Problema 9-11 para demonstrar que ∇ → . ρ V → V → = V → ∇ →. ρ V → + ρ ( V→. ∇ → ) V → .
Transforme a posição x → =( 4 ,3 , -4 ) de coordenadas cartesianas ( x ,y ,z ) em coordenadas cilíndricas ( r ,θ ,z ) , incluindo as unidades. Os valores de x → estão em unidades de metros.
Deixe o vetor G → ser dado por G → = 2 x z i → - 1 2 x 2 j → + z 2 k → . Calcule o divergente de G → , e simplifique o máximo possível. Existe algo de especial no seu resultado?
Quantas incógnitas há para um campo de escoamento tridimensional, em regime não permanente, incompressível, no qual as variações de temperatura são insignificantes? Liste as equações necessárias para
A regra do produto pode ser aplicada ao divergente do escalar f vezes o vetor G → como: ∇ → . f G → = G → . ∇ → f + f ∇ → . G → . Expanda ambos os lados desta equação em coordenadas cartesianas e veri