Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Frank White - Mecânica dos Fluidos- Ed: 6º - Capítulo 8.Problemas - Ex. 44
Admita que uma circulação seja adicionada ao escoamento de cilindro do Problema P8.43, suficiente para posicionar os pontos de estagnação em u igual a . Qual é a intensidade requerida do vórtice K em m²/s? Calcule a pressão e a velocidade superficial resultantes (a) nos pontos de estagnação e (b) nos ombros superior e inferior. Qual será a sustentação por metro de largura do cilindro?
Passo 1
Bora pra mais uma!
Da equação 8.35 do livro:
- Nos pontos de estagnação, a velocidade é obviamente zero, e a pressão igual à pressão de estagnação
- Em qualquer ponto da superfície, temos da equação 8.37:
Na parte superior, :
Na parte inferior, :
Resposta
- Nos pontos de estagnação, a velocidade é zero e a pressão 218KPa.
- Na parte superior e na inferior a velocidade é de 3,44m/s. Na parte superior a pressão é 204,9KPa e na inferior 40,1KPa.
Exercícios de Livros Relacionados
Repita o Problema 9-56 para o caso de uma linha de sumidouros em lugar de uma linha de fontes. Suponha que V ˙ / L seja um valor positivo, mas o escoamento em todos os pontos é na direção oposta.
Considere o escoamento bidimensional permanente, incompressível devido a uma linha de fontes na origem (Figura P9-56). O fluido é criado na origem e se espalha rapidamente em todas as direções no plan
O que é significativo nas curvas com função corrente constante? Explique por que a função corrente é útil na mecânica dos fluidos.
Considere o escoamento bidimensional no plano x y .Qual é o significado da diferença do valor da função corrente Ψ de uma linha de corrente para outra?
Considere o campo de velocidade pemanente, bidimensionaldado por V → =u ,v =1,3+2,8 x i →+1,5—2,8 y j → . Verifique se esse campo de escoamento é incompressível.