Um aerofólio com comprimento característico de 6 cm é colocado em fluxo de ar a 1 atm e 15°C, velocidade de fluxo livre de 50 m/s e coeficiente de transferência de calor por convecção de 120 W/m2.°C. Se um segundo aerofólio com comprimento característico de 12 cm for colocado no fluxo de ar a 1 atm e 15°C com velocidade de fluxo livre de 25 m/s, determine o fluxo de calor a partir do segundo aerofólio. Ambos os aerofólios são mantidos a uma temperatura de superfície constante de 80°C.
Passo 1
Vamos retomar alguns conceitos antes de iniciar. O coeficiente convectivo pode ser calculado a partir do número de Nusselt (), sendo que . Tendo isso em mente vamos esboçar o cálculo de e para as duas condições:
Passo 2
- Condição 1: , , ,
- Condição 2: , , ,
Sendo a viscosidade cinemática do fluido na temperatura média entre e . Continuando:
Agora para o número de Prandtl:
Em que é a difusividade térmica do fluido na temperatura média entre e . Vamos deixar assim por enquanto e partir para a segunda condição.
Sendo a viscosidade cinemática do fluido na temperatura média entre e . Continuando:
Agora para o número de Prandtl:
e são iguais para as duas condições. Certo?
Então a temperatura média do ar é igual para os dois casos. Se isso é verdade então e também são iguais, já que são propriedades que só dependem da temperatura média do fluido. Então se:
Lembra que acabamos de ver que ? Então se o se mantém igual e se mantém igual, então:
Em que é a condutividade térmica na temperatura média do ar. Assim como e , também é igual nas duas situações. Ficamos então com:
Passo 3
A partir do coeficiente convectivo podemos calcular o fluxo de calor por convecção:
Resposta
Portanto o fluxo de calor a partir do aerofólio é