Considere o escoamento laminar de ar sobre um cilindro circular quente. Em que ponto sobre o cilindro a transferência de calor será mais alta? Qual seria a resposta se o escoamento fosse turbulento?
Passo 1
Para um escoamento laminar a gente sempre vai pensar que as linhas de corrente são bem organizadas, beleza? Então a gente vai ter uma melhor troca de calor se o fluido conseguir escoar ao longo de todo comprimento do cilindro, ou seja, temos uma melhor transferência de calor quando estamos com um cilindro deitado e o escoamento é paralelo ao comprimento dele!
Por outro lado, em sistemas turbulentos já temos um regime onde há alta troca térmica influenciada pelo aumento de h quando comparado ao escoamento laminar. Por isso queremos que o escoamento sinta a menor interação possível com a condição de não deslizamento da placa, porque isso atrapalha a troca térmica. Então, se a gente colocar o cilindro em 90° ou 120° em relação ao escoamento, teremos uma melhor chance de troca térmica. Escoamentos transversais são os melhores para se acontecer trocas térmicas em cilindros quando o fluido está em regime turbulento.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)