Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 149
Água é aquecida em um tanque com tubos submersos de cobre, com paredes delgadas e diâmetro de , nos quais escoam gases de combustão Para melhorar a transferência de calor para a água, quatro aletas planas de seção transversal uniforme, em forma de cruz, são inseridas no interior de cada tubo. As aletas têm de espessura e também são construídas em cobre
Sendo a temperatura na superfície do tubo igual a e o coeficiente de transferência de calor por convecção no lado do gás qual é a taxa de transferência de calor para a água por metro de comprimento do tubo?
Passo 1
Vamos para mais uma questão 😊. Aqui nós temos o diâmetro e a configuração interna da aleta de tubos de cobre submersos em água. Além da temperatura da parede do tubo e o coeficiente de temperatura e convecção do fluxo de gás através do tubo.
Com isso, vamos calcular a taxa de transferência de calor por comprimento do tubo, beleza? Então vamos lá \o/
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir que:
(1) Estamos em condição de estado estacionário;
(2) A condução de aleta é unidimensional;
(3) As propriedades são constantes;
(4) A radiação é desprezível;
(5) O coeficiente de convecção é uniforme;
(6) A parede do tubo pode ser desdobrada e representada como uma parede plana com quatro aletas retas e retangulares, cada uma com uma ponta adiabática (já que, por simetria,pode haver fluxo de calor ao longo das aletas onde elas cruzam).
A taxa de transferência de calor por unidade de comprimento do tubo é:
Onde,
E,
Passo 3
Para uma ponta de aleta adiabática,
Onde,
Substituindo os valores:
E,
Então, , e: