Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Brunetti - Mecânica dos Fluidos - Ed: 2º - Capítulo 9.Exercício - Ex. 3
Um balão contém hélio e é lançado no ar, que no local tem massa específica. O balão mais os acessórios pesam . Escolher, entre os diâmetros indicados a seguir, aquele que permite uma ascensão com a velocidade mais próxima de 10 m/s. Escolhido o diâmetro, verificar qual será a velocidade real de subida, supondo o coeficiente de arrasto . Se o balão é ancorado ao solo e é atingido por um vento de , determine o ângulo que o cabo de ancoragem formará com o solo. Diâmetros (m): 4,8; 5,2; 5,6; 6,0; 6,4
Passo 1
A questão nos dá:
- Densidade do ar .
- Peso total do balão:
- Velocidade relativa:
- Coeficiente de arrasto:
- Velocidade do vento: .
A questão pede:
- O diâmetro do balão:
- Ângulo entre o solo e o cabo de ancoragem:
Passo 2
Vamos começar pelo processo de subida do balão! Nesta situação, a corda não está esticada, então ela não oferece nenhuma tração ou resistência.
Enquanto o balão sobe, duas forças o puxam pra baixo: A força peso e a força de arrasto A força que faz o balão subir é a flutuabilidade , como o hélio é mais leve que o ar, então o balão tende a flutuar no ar. O diagrama de corpo livre com as três forças é indicado:
- A flutuabilidade é dada por
- A força de arrasto é dada por:
- O volume deslocado por uma esfera é:
- E a área de referência de uma esfera é:
Substituindo as equações:
Aplicando os valores:
Chegamos em uma equação do terceiro grau:
Passo 3
Não precisamos resolver a equação acima. Podemos substituir os diâmetros que a questão ofereceu e ver qual valor mais se aproxima de zero:
O diâmetro que mais aproxima a equação de zero é:
Passo 4
Agora, podemos calcular a verdadeira velocidade de subida do balão:
Passo 5
Agora vamos considerar a situação em que o balão atingiu uma altura estável! Nesta situação o vento é de . Vamos assumir que está velocidade é de aproximadamente
Nessa situação a corda está esticada e uma força de tração atua sobre ela. Um vento lateral atuando sobre o balão gera uma força de arrasto . Como o balão é menos denso que o ar, existe uma força de flutuação e o peso do balão.
Como esta é uma situação estática, temos:
Isolando o
Dividindo o seno pelo cosseno:
Chegamos em:
Passo 6
Aplicando as equações: