Em um brinquedo infantil, um mergulhador em miniatura é imerso em uma coluna de líquido. Quando um diafragma no topo da coluna é empurrado para baixo, o mergulhador afunda. Quando o diafragma é liberado, o mergulhador sobe de novo. Explique o princípio de funcionamento desse brinquedo.
Passo 1
Podemos associar esse problema a nos mesmos! Como assim? Então, quando mergulhamos, enchemos o nosso pulmão de ar, não é mesmo? Da mesma forma acontece com o mergulhador, só que nesse caso, dizemos que ele contem algum tipo de estrutura que “guarda” esse ar.
Empurrar o diafragma para baixo aumentaria a pressão em qualquer ponto do líquido. O ar que ele continha seria ligeiramente comprimido como resultado. O volume e, portanto, sua flutuabilidade, diminuiria, fazendo com que o mergulhador afundasse no fundo da coluna de líquido.
Liberar o diafragma reduziria a pressão na coluna de água. Isso permitiria que o volume de ar se expandisse aumentando seu volume e, portanto, a flutuabilidade do mergulhador. Dessa forma, o mergulhador conseguiria subir ao topo da coluna líquida e flutuar em uma posição estável, parcialmente submersa.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)