O bujão cilíndrico da figura tem de diâmetro e de altura. Com a água de um lado e óleo do outro, determinar o peso específico do material do bujão para mantê-lo em equilíbrio. Desprezar o atrito nas guias.
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.
Para que o cilindro permaneça em equilíbrio é necessário que o somatório das forças que atuam no corpo seja nulo:
Sabemos que:
Substituindo pelos valores, temos que:
A força provocada pelo óleo é dada por:
Substituindo pelos valores, temos que:
Passo 2
O peso do cilindro é dado por:
Portanto, podemos calcular o peso específico do cilindro:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Qual é a altura da coluna de mercúrio γ H g = 136.000N / m 3 que irá produzir na base a mesma pressão de uma coluna de água de 5m de altura? ( γ H 2 O = 10.000N / m 3 )
Determinar a pressão de 3,5a t m nas outras unidades de pressão na escala efetiva e, sendo a pressão atmosférica local 740m m H g , determinar a pressão absoluta em todas as unidades de pressão.
Aplica-se uma força de 200N na alavanca A B , como é mostrado na figura. Qual é a força F que deve ser exercida sobre a haste do cilindro para que o sistema permaneça em equilíbrio?
No sistema da figura, desprezando-se o desnível entre os cilindros, determinar o peso G , que pode ser suportado pelo pistão V . Desprezar os atritos. Dados: p 1 = 500k P a ; A I = 10c m 2 ; A H I = 2
A large open tank is open to sea-level atmosphere and filledwith liquid, at 208C, to a depth of 50 ft. The absolute pressure at the bottom of the tank is approximately 221.5 kPa.From Table A.3, what m