Um campo de escoamento permanente, incompressível, sem atrito, é dado por

V = 2 x y   i ^ - y 2   j ^

em unidades arbitrárias. Seja a massa específica ρ 0 = c o n s t a n t e e despreze a gravidade. Encontre uma expressão para o gradiente de pressão na direção x.

Passo 1

Irrrrrraaaaaaaa, segura e bora resolver essa questão!!!!

Partindo do enunciado que diz que podemos desprezar a gravidade (porque choras, Newton?!), vamos fazer uma expressão de momento, onde:

ρ u ∂ V ∂ x + v ∂ V ∂ y = - ∇ p

Desenvolvendo as derivadas, teremos:

ρ 0 2 x y 2 y   i ^ + - y 2 2 x   i ^ - 2 y   j ^ = - ∇ p

∇ p = - ρ 0 ( 2 x y 2 i ^ + 2 y 3 j ^ )

Para a componente x, teremos:

∂ p ∂ x = - ρ 0 2 x y 2

Resposta

∂ p ∂ x = - ρ 0 2 x y 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as componentes da equação de Euler desenvolvendo-se tanto quanto possível em coordenadas (x, y, z) e (u, v, w). Suponha que a gravidade age em alguma direção arbitrária.
5. Que critério você pode usar para determinar se uma aproximação da equação de Navier-Stokes é apropriada ou não? Explique.
7. Qual é o critério mais importante para o uso da pressão modificada P ' em lugar da pressão termodinâmica P em uma solução da equação de Navier-Stokes?
6. Na equação de Navier-Stokes na forma admensional incompressível (Equação 10-6), há quatro parâmetros adimensionais. Cite cada um deles, explique seu significado físico (por exemplo, a relação entre
16. Escreva uma descrição de uma só palavra para cada um dos cinco termos na equação de Navier-Stokes incompressível:Quando é usada a aproximação do escoamento lento, somente dois dos cinco termos per