Uma casca esférica de alumínio, com diâmetro interno e vácuo no seu interior, é utilizada como uma câmara de testes de radiação. Se a superfície interna é revestida com negro de fumo e mantida a , qual é a irradiação sobre uma pequena superfície de teste colocada no interior da câmara? Se a superfície interna não estivesse revestida e fosse mantida a , qual seria o valor da irradiação?
Passo 1
Faaaala aii! Nessa questão nós temos uma esfera de alumínio evacuada servindo como câmara de teste de radiação. E queremos encontrar a irradiação em um pequeno objeto de teste quando a superfície interna é revestida com negro de fumo e a . Show?!
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir que as paredes da esfera são isotérmicas e a área da superfície de teste é pequena em comparação com a superfície do gabinete.
A esfera isotérmica é um invólucro que se comporta como um corpo negro. Para essa condição, a irradiação em uma pequena superfície dentro do gabinete é igual à potência emissiva do corpo negro à temperatura do gabinete. Isso é,
E lembra que a irradiação é independente da natureza das propriedades de revestimento da superfície do gabinete, beleza? Então o valor de se mantém. Fechou!