Componentes elétricos montados sobre duas placas isotérmicas são resfriados pela passagem de ar atmosférico entre as placas. Uma configuração alinhada de pinos de alumínio entre as placas é usada para aumentar a transferência de calor para o ar. Os pinos possuem diâmetro , comprimento e condutividade térmica Os passos longitudinal e transversal são , formando uma matriz quadrada com pinos As placas são quadradas e possuem, cada uma, de lado. O ar entra na matriz de pinos com uma velocidade de e uma temperatura de.
(a) Avaliando as propriedades do ar a estime o coeficiente convectivo médio na matriz de pinos.
(b) Admitindo um coeficiente convectivo uniforme em todas as superfícies de transferência de calor (placas e pinos), use o resultado da parte (a) para determinar a temperatura do ar na saída do sistema e a taxa de transferência de calor total, quando as placas são mantidas a . Sugestão: A temperatura de saída do ar é governada por uma relação exponencial que possui a forma sendo a vazão mássica de ar atravessando a matriz de pinos, a área superficial total para a transferência de calor (placas e pinos), e a eficiência global da superfície, como definida pela Equação 3.107.
Passo 1
Nessa questão temos as características da matriz de aletas de pinos usada para melhorar o resfriamento de componentes eletrônicos, a velocidade e temperatura do ar refrigerante. A partir disso queremos encontrar o coeficiente de convecção médio para a matriz, a taxa total de calor e temperatura de saída de ar
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir que:
(1) Estamos em condição de estado estacionário;
(2) A radiação é desprezível;
(3) A condução é unidimensional nos pinos;
(4) A temperatura é uniforme da placa;
(5) As placas têm um efeito insignificante no fluxo sobre os pinos;
(6) O coeficiente de convecção é uniforme sobre todas as superfícies, correspondendo ao coeficiente médio do fluxo sobre um feixe de tubos.
Da relação Zukauskas temos:
Passo 3
Com,
Da Tabela 7.5, temos que:
e
Então,
Passo 4
Se for considerado a temperatura de todas as superfícies de transferência de calor, deve-se fazer a correção da queda de temperatura real ao longo dos pinos. Isso é feito através da introdução da eficiência geral da superfície e da substituição de por . Portanto, para obter a temperatura da saída de ar, temos:
Onde,
Substituindo os valores, temos que:
Além disso,
Passo 5
Com simetria sobre o plano médio do pino,
Então,
Com , temos:
Substituindo os valores, temos que:
Passo 6
Então,
Com simetria sobre o plano médio do pino,
A taxa de calor total é,
Resposta
- e