A comporta da figura é rígida e pode girar em torno de B . Sabendo que está em equilíbrio, determinar o comprimento B C .

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.

Temos os seguintes prisma de pressão gerado na comporta, com seus valores máximos descritos na imagem abaixo:

A força gerada pelo triângulo chamaremos de F 1 e como trata-se de um triângulo, sabemos que o seu centro de aplicação é 2 / 3 do ponto superior, logo:

Passo 2

A condição de equilíbrio é de que o momento gerado pela força F 1 seja igual ao momento gerado pela força F 2 , portanto:

M 1 = M 2

F 1 3 3 = F 2 x 2

Logo:

P 1 A 1 w 3 3 = P 2 A 2 w x 2

3 γ 2 3 w 3 3 = 3 γ x w x 2

Resolvendo, temos que:

x = 1   m

Resposta

x = 1   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um dispositivo de cilindro e pistão sem atrito e vertical contém um gás a 500k P a . A pressão atmosférica externa é de 100k P a e área do pistão é de 30c m 2 . Determine a massa do pistão.
Um sistema de condicionamento de ar exige que uma seção com 20m de comprimento de um sistema de dutos com 15 cm de diâmetro seja instalada sob a água. Determine a força para cima que a água exercerá s
Uma linha de gasolina está conectada a um medidor de pressão através de um manômetro duplo em U, como mostra a figura. Se a leitura da pressão manométrica for de 370 k P a , determine a pressão manomé
Infusões intravenosas em geral são movidas pela gravidade, pendurando-se a garrafa de fluido a uma altura suficiente para contrabalancear a pressão do sangue na veia e forçar o fluido a entrar no corp
O barômetro básico pode ser usado como um dispositivo de medição da altitude em aviões. O controle de terra reporta uma leitura barométrica de 753m m H g enquanto a leitura do piloto é de 690m m H g .