Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 54
O condensador de uma planta de potência a vapor é constituído por uma matriz quadrada alinhada com 625 tubos, cada um com diâmetro de 25 mm. Considere condições nas quais o vapor de água saturado a 0,105 bar condensa sobre a superfície externa de cada tubo, enquanto uma temperatura de parede do tubo igual a 17 °C é mantida pelo escoamento de água de resfriamento no seu interior. Qual é a taxa de transferência de calor para a água por unidade de comprimento da matriz tubular? Qual é a taxa de condensação correspondente?
Passo 1
Tá legal! A primeira coisa que temos que fazer é ir lá no apêndice A para buscar as propriedades de interesse do vapor de água, então da tabela A.6, temos as seguintes propriedades para a temperatura de saturação de vapor:
Agora, ainda da tabela A.6, precisamos pegar as propriedades na temperatura de filme, que por sua vez é dada pela média entre a temperatura de superfície e de saturação, ou seja:
Então, para essa temperatura de filme, temos as seguintes propriedades para a água:
Passo 2
Agora sim vamos começar o exercício de verdade. Então, da equação 10.27 vista nesse capítulo para o calor latente modificado, dada por:
E, reescrevendo o número de Jakob em função da temperatura de saturação e superfície, temos:
Substituindo os valores conhecidos nessa equação, temos:
Agora, para encontrar o coeficiente convectivo iremos utilizar a equação 10.46, onde temos:
Sabendo então que , já que temos tubos, substituindo os valores conhecidos, chegamos em:
Agora, para o arranjo de tubos, o coeficiente convectivo para o conjunto é dado pela equação 10.49, que é:
Utilizando o valor mais apropriado de e substituindo o coeficiente convectivo encontrado anteriormente, chegamos em:
Passo 3
Agora, para encontrar o calor por unidade de comprimento do arranjo, podemos utilizar a equação de resfriamento de Newton, sem usar o comprimento e lembrando de usar a quantidade total de tubos alinhados, então teremos:
Substituindo os valores conhecidos, chegamos em:
E a taxa de condensação correspondente pode ser encontrada através da equação 10.34, dada por:
Substituindo os valores encontrados até agora, temos: