Considere as condições associadas ao Problema 2.60 , mas agora com um processo convectivo no qual T ∞   <   T 0 .

(a) Em coordenadas T   –   x , esboce as distribuições de temperaturas para as seguintes condições: condição inicial ( t   ≤   0 ) , condição de regime estacionário ( t   →   ∞ ) , e dois tempos intermediários. Identifique características importantes das distribuições, especialmente a

localização da temperatura máxima e o gradiente de temperatura em x   =   L .

(b) Em coordenadas q x ' ' –   t , esboce o fluxo térmico nas posições x   =   0 e x   =   L , ou seja, q x ' ' ( 0 ,   t ) e q x ' ' ( L ,   t ) , respectivamente. Identifique características importantes dos históricos dos fluxos.

Passo 1

Vamos lá! primeiro vamos entender nosso problema, o problema diz que se trata de um sistema unidimensional com geração de energia, logo a troca de calor só ocorre em uma direção, vamos fazer nosso diagrama pra facilitar nossa vida.

Origem e sentido do aquecimento da parede com geração de calor.

Agora precisamos fazer nossas famosas considerações. Hehe (u.u)

I - C o n d u ç ã o   u n i d i m e n s i o n a l

I I - g e r a ç ã o   i n t e r n a   d e   c a l o r   v o l u m é t r i c a   u n i f o r m e

I I I - P r o p r i e d a d e s   c o n s t a n t e s

I V - T 0 < T ∞ ,   q ˙   g r a n d e   o   s u f i c i e n t e   p a r a   T x ,   ∞ < T ∞   p a r a   t o d a s   a s   p o s i ç õ e s

Passo 2

(a)

Tendo tudo isso em mente vamos a nossa letra (a), o gráfico de T ( x ,   t ) em função do espaço. Para isso vamos escrever nossa lei de Fourier (equação 2.21 ).

Como nossa condução é unidimensional e há geração de energia, temos:

Assim nossa equação fica:

∂ 2 T ∂ x 2 + q ˙ k = 1 α ⋅ ∂ T ∂ t

Como quanto t = 0 nossa parede não aqueceu nossa superfície então a temperatura é T 0 , assim nossa equação fica:

T x , 0 = T 0

Agora pra nossas condições de contorno, na superfície contraria ao fluído, não tem fluxo de calor, já que está isolada. Na outra superfície o fluxo de calor vai ser máximo, ou seja:

x = 0 ,   T ( 0 ,   t ) = T 0

x = L ,   q L ' ' = - k ∂ T ∂ x L = h T L ,   t - T ∞

Resolvendo a E.D.O para esse sistema temos:

T x , t = e t + c 1 α + α q ˙ k

c 1 = ln ⁡ k T 0 a q ˙ α

Assim nosso gráfico fica:

No instante t 1 nossa parede está começando a aquecer mas a perca de calor é na parede em contato com o fluído faz que a temperatura fique abaixo da temperatura inicial, num instante posterior t 2 a parede está aquecida o suficiente devido a geração de calor a ponto de dissipar calor pro ambiente nas proximidades da superfície em contato com o fluído e em T x ,   ∞ a temperatura já atingiu um patamar constante em todas as seções da parede.

Passo 3

(b) Bem nosso problema nos pede uma representação gráfica da distribuição do fluxo de temperatura ao longo do tempo, usar nossos cálculos da letra (a) para nossa q ' ' x ,   t

Assim nosso gráfico fica assim.

Vamos lá! Quando o processo nossa parede começa a aquecer, mas a superfície em contato com o fluído perde calor logo e essa perca de calor reduz a diferença de temperatura entre a superfície e a parede, como a equação que rege a transferência por convecção é dada por:

q x ' ' = h T L ,   t - T ∞

Nosso fluxo vai sofrer uma pequena queda no começo do processo devido essa redução na diferença de temperatura, então aumenta até se tornar constante no regime permanente.

Já na outra superfície ela vai decair gradualmente até manter uma constância no regime permanente, o sentido do fluxo é ilustrado na imagem a baixo.

Isso é tudo pessoal! \o/

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

9 – Um vetor de fluxo de calor em um ponto P na superfície isotérmica de um meio é necessariamente perpendicular à superfície nesse ponto? Justifique.
2 – Como a transferência de calor transiente difere da transferência de calor permanente? Como a transferência de calor unidimensional difere da transferência de calor bidimensional?
13 – Considere uma lata de refrigerante gelada deixada sobre uma mesa. Você modelaria a transferência de calor para a lata como uni,bi ou tridimensional? A transferência de calor é permanente ou trans
19 – Escreva a equação de condução de calor unidimensional transiente para um cilindro extenso com condutividade térmica constante e geração de calor indique o que cada variável representa.
16 – Em um tanque solar, a absorção de energia solar pode ser modelada como geração de calor aproximada por e g e r ˙ = e ˙ 0 e - b x , onde e ˙ 0 é a taxa de absorção de calor na superfície superior