Considere as condições do Problema 9.9, mas agora encare o problema como um envolvendo convecção natural em canais verticais formados por placas paralelas. Qual é o espaçamento ótimo, , entre as aletas? Para esse espaçamento e os valores especificados para e , qual é a taxa de transferência de calor nas aletas?
Passo 1
Primeiro passo é buscarmos dos dados do exercício 9.9, aqui eu os trouxe, junto a um esboço:
Como todo problema de transferência de calor, precisamos encontrar as propriedades do fluido em questão, ou seja, vamos começar determinando a temperatura de filme para entrar na tabela:
Portanto, da tabela A-4 (Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa - 7°Ed.)...
Passo 2
Bom, o primeiro parâmetro solicitado para determinarmos é o melhor espaçamento entre as aletas.
Do enunciado, temos que a física do problema é uma transferência de calor por convecção natural entre placas paralelas verticais.
O que facilita muito pra nós, pois basta consultarmos os parâmetros na tabela 9.3 (Incropera -Fundamentos de Transferência de Calor e Massa - 7°Ed.).
Portanto, para placas isotérmicas simétricas:
Passo 3
O exercício além disso, nos pede para determinar a taxa de transferência de calor nas aletas, ou seja, iremos utilizar a equação abaixo para isso:
Onde temos que:
Passo 4
Para determinar nosso coeficiente convectivo, precisamos antes determinar o número de Nusselt, onde que para convecção natural em canais verticais para placas paralelas, em condições isotérmicas:
Da tabela 9.3 (Incropera -Fundamentos de Transferência de Calor e Massa - 7°Ed.).
Portanto...
Passo 5
Determinando o número de Nusselt...
Determinando o coeficiente convectivo...
Passo 6
Por fim, agora podemos determinar a taxa de transferência de calor nas aletas...
Resposta
O espaçamento ótimo é:
A taxa de transferência de calor nas aletas é: