Enunciado

Considere o difusor de parede plana, mostrado na Fig. P.9.71. Primeiro, considere que o fluído é não viscoso. Descreva a configuração do escoamento, incluindo a distribuição de pressão, quando o ângulo do difusor, ϕ , é aumentado a partir de zero grau (paredes paralelas). Segundo, modifique sua descrição para levar em conta efeitos da camada limite. Qual fluído (não viscoso ou viscoso) terá, em geral, maior pressão de saída?

Passo 1

Vamos analisar as duas situações onde há crescimento de ϕ : onde há efeitos de viscosidade e e onde não há. E com base nisso, entender em qual situação temos a maior pressão de saída.

O que a gente precisa lembrar:

- quando a seção de escoamento uniforme aumenta, a velocidade diminui, e vice-versa

- quando a velocidade diminui, a pressão aumenta, e vice-versa

Vamos lá!

Passo 2

Na primeira situação temos o fluído sem viscosidade.

O que acontece é que quando ϕ = 0 , não há variação de pressão entre as extremidades do tubo, mas quando esse ângulo aumenta, pela conservação de massa:

A 1 V 1 = A 2 V 2

Temos que a velocidade vai diminuir na saída, logo a pressão vai aumentar.

Passo 3

Na segunda situação, onde há viscosidade, já temos diferença de pressão em ϕ = 0 , por causa da camada limite, nesse caso, a velocidade é maior na saída e a pressão é menor, considerando que área de escoamento uniforme vai diminuindo.

Quando aumentamos esse ângulo, a velocidade de saída vai diminuir, porque a área de saída está aumentando. Logo, a pressão vai aumentar.

Se ϕ for muito alto, a velocidade pode diminuir bruscamente até haver separação entre o fluído e as paredes.

Passo 4

Como na situação onde não há viscosidade (não há camadas limite), a área da seção de escoamento uniforme é maior no final, podemos dizer que aí há maior pressão.

Resposta

Há maior pressão de saída no fluído não viscoso.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um pequeno túnel de vento em um laboratório de graduação tem seção de teste quadrada com lado de 305m m . Medições mostram que as camadas limite sobre as paredes do túnel são completamente turbulentas
Tabela 9.1 mostra os resultados numéricos extraídos da solução de Blasius para as equações da camada limite laminar. Trace o gráfico da distribuição de velocidade (note que, da Eq. 9.13, η ≈ 5,0y / δ
Elabore uma análise de custo-benefício para um grande navio petroleiro típico. Determine, como uma porcentagem da carga de petróleo, a quantidade de petróleo que é consumida em um percuso de 3200k m .
Um túnel de vento de laboratório tem uma parede superior móvel que pode ser ajustada para compensar o crescimento da camada limite, dando gradiente de pressão zero ao longo da seção teste. As camadas
Ar de resfriamento é suprido através do canal largo e plano mostrado. Para o mínimo de ruído e perturbação do fluxo de saída, camadas limites laminares devem ser mantidas sobre as paredes do canal. Es