Água da cozinha a 10 °C escoa sobre um tubo de 10 cm de diâmetro a uma velocidade de 1,1 m/s. Água geotérmica entra no tubo a 90 °C, a uma taxa de 1,25 kg/s. Para efeitos de cálculo, a temperatura da superfície do tubo pode ser considerada como sendo 70 °C. Se a água geotérmica sai do tubo a 50 °C, o comprimento exigido do tubo é:
- 1,1 m
- 1,8 m
- 2,9 m
- 4,3 m
- 7,6 m
(Para ambos os escoamentos da água, use , , , )
Passo 1
Todas as propriedades que iremos precisar para a questão já nos foi fornecida! Então vamos lá.
Começaremos calculando o calor que a água geotérmica perde ao passar pelo tubo. Logo,
Agora, vamos calcular a taxa de transferência de calor para o tubo, que ocorre por convecção. Portanto, temos que utilizar aquela boa e velha fórmula da convecção, isto é:
Só que esta taxa é exatamente igual ao calor perdido pela água geotérmica (não estamos considerando dissipação de calor). Portanto, temos a seguinte relação para o comprimento do tubo:
Passo 2
Agora, percebam que, para a relação desenvolvida no final do Passo 1, nos falta o coeficiente de transferência de calor . E este é o trabalho da questão. Começaremos então pelo número de Reynolds. Logo,
Agora, vamos utilizar a relação de Churchill e Bernstein, pois . Portanto, correlacionando o número de Nusselt e o coeficiente , temos:
Por fim, o comprimento do tubo é:
Logo, temos a letra c).
Resposta
Letra c).