Considere o escoamento uniforme através de um canal retangular largo. Se a inclinação do fundo aumentar, a profundidade do escoamento (a) aumentará, (b) diminuirá ou (c) permanecerá constante.

Passo 1

Nessa questão nós vamos analisar como a profundidade do fluxo muda quando a inclinação inferior é aumentada., beleza? Vamos lá!

Passo 2

Podemos pensar nisso em termos simples, da seguinte maneira: à medida que a inclinação aumenta, o líquido flui mais rapidamente, e o fluxo mais rápido exige uma profundidade menor.

Com isso, temos que a profundidade do fluxo diminui quando a inclinação inferior é aumentada.

Resposta

Com isso, temos que a profundidade do fluxo diminui quando a inclinação inferior é aumentada.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Vapor a 6,0 MPa e 700 K entra em um bocal convergente com velocidade desprezível. A área da garganta do bocal é de 8 cm². Assumindo um fluxo isentrópico, faça um gráfico da pressão de saída, a velocid
O ar a 0,9 MPa e 400 K entra em um bocal convergente com uma velocidade de 180 m/s. A área da garganta é de 10 cm². Assumindo um fluxo isentrópico, calcule e faça um gráfico da vazão em massa através
Usando o software EES e as relações na Tabela A – 13, calcule as funções unidimensionais de fluxo compressível para um gás ideal com k = 1.667 e apresente seus resultados duplicando a Tabela A – 13.
O hélio se expande em um bocal de 1 MPa, 500 K e velocidade desprezível para 0,1 MPa. Calcule as áreas da garganta e de saída para uma taxa de fluxo em massa de 0,25 k g s , assumindo que o bico seja
Usando o software EES e as relações na Tabela A – 14, calcule as funções unidimensionais de fluxo compressível para um gás ideal com k = 1.667 e apresente seus resultados duplicando a Tabela A – 14.