Considere um processo em batelada no qual litros de um fármaco são aquecidos de a , por vapor de água saturado se condensando a quando escoa através de uma serpentina com tubo de de diâmetro e de comprimento. Em qualquer instante durante o processo, o líquido pode ser aproximado por um meio quiescente infinito, com temperatura uniforme, e pode ser considerado com propriedades constantes iguais a: , , , , e . As resistências térmicas no vapor condensando e na parede do tubo da serpentina podem ser desprezadas.
Qual é a taxa de transferência de calor inicial para o fármaco?
Desprezando a transferência de calor entre o tanque e sua vizinhança, quanto tempo demora para aquecer o fármaco até ? Represente graficamente a variação com o tempo correspondente da temperatura do fluido e do coeficiente convectivo na superfície externa da serpentina. Quanto vapor é condensado durante o processo de aquecimento?
Passo 1
Muito bem galera, entendendo a física por trás do que exercício pede...
Temos que a questão , nos pede pra determinar qual a taxa de transferência de calor inicial que é transferida pro fármaco.
Do enunciando, podemos desconsiderar as resistências da parede, logo temos aqui um problema sob a influência de convecção natural, portanto a equação base é:
Passo 2
Além disso, o enunciado nos dá todos os dados que iremos precisar, ou seja:
, , , , e
Voltando para a física do problema, note que devemos determinar o coeficiente de convecção, ou seja, ...
Porém, precisamos antes, escolher uma correlação adequada para o problema. No caso podemos aproximar a serpentina para um cilindro horizontal.
Passo 3
Próximo passo é determinar o Rayleigh:
Onde temos que, equivale a nossa temperatura na parede da serpentina, e o que equivale também a nossa temperatura de saturação, visto que vapor de água saturada escoa no interior e se condensa na parede.
Sendo assim, podemos utilizar a pressão de vapor saturado indicada pelo enunciado para determina-la pela tabela A-6 (Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa - 7°Ed.).
Passo 4
Substituindo os valores...
Portanto, nossa correlação é:
Passo 5
Agora podemos determinar nosso coeficiente de convectivo:
E por fim...
Onde...
Portanto a taxa de calor inicial transferida para o fármaco é:
Resposta
A taxa de calor inicial transferida para o fármaco é: