Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 90
Considere um sistema de armazenamento térmico no qual o material que muda de fase (parafina) é confinado em um grande reservatório, cuja superfície inferior, horizontal, é mantida a Ts = 50°C por água morna enviada por um coletor solar.
(a) Desprezando a mudança na energia sensível da fase líquida, estime a quantidade de parafina que é derretida em um período de cinco horas iniciando com uma camada inicial na base do recipiente de espessura si = 10 mm. A parafina dos Problemas 8.47 e 9.57 é usada como material de mudança de fase e está inicialmente na temperatura de mudança de fase, Tpf = 27,4°C. A área da base do recipiente é de A = 2,5 m2.
(b) Compare a quantidade de energia necessária para fundir a parafina com a quantidade de energia requerida para elevar a temperatura da mesma quantidade de líquido da temperatura de mudança de fase até a temperatura do líquido média, (Ts + Tpf)/2.
(c) Desprezando a mudança na energia sensível na fase líquida, estime a quantidade de parafina que derreteria em um período de cinco horas se a placa quente for posicionada no topo do recipiente e si = 10 mm.
Passo 1
Vamo analisar o enunciado junto pra entender o que ele quer de você.
Temos um sistema que armazena parafina, no qual precisamos estime a quantidade de parafina que é derretida em um período de cinco horas, depois comparar a quantidade de energia necessária para fundir a parafina com a quantidade de energia requerida para elevar a temperatura da mesma quantidade de líquido da temperatura e, por fim, estime a quantidade de parafina que derreteria em um período de cinco horas se a placa quente for posicionada no topo do recipiente.
Antes de resolver esse problema, devemos ir no Problema 9.57 pra encontrar as propriedades da parafina que vamos utilizar nesse problema:
Pronto, agora podemos resolver a questão nos próximos passos.
Passo 2
Primeiro, vamos resolver o item (a).
Devemos calcular a quantidade de parafina derretida em um período , a partir da equação:
Com o coeficiente de convecção sendo calculado como:
Nesse caso, a transferência de calor está acontecendo do fundo do reservatório até a superfície do líquido, fazendo com que a gente tenha aqui cavidade horizontal com aquecimento na superfície inferior.
Por isso, a gente tem que calcular o número de Nusselt a partir da correlação de Globe e Dropkin:
E, por fim, a gente tem que aprender a calcular o número de Rayleigh para uma placa plana:
Juntando tudo isso, a gente chega em:
Substituindo as propriedades demonstradas no Passo 1:
Agora podemos calcular a quantidade de parafina derretida:
Passo 3
Agora, vamo resolver a letra (b).
Devemos calcular a razão entre a energia necessária pra fundir a parafina e a energia pra elevar a temperatura da parafina até .
A energia necessária para fundir a parafina é:
Já a energia necessária pra elevar a temperatura da parafina:
Comparando as duas energias, chegamos à razão:
Passo 4
Pra matar a questão de vez, vamo resolver a letra (c).
Nesse item, a gente tem que calcular a quantidade de parafina derretida em um período de cinco horas se a placa quente for posicionada no topo do recipiente com.
Aqui, a gente tem a cavidade horizontal com aquecimento na superfície superior e, portanto, temos uma transferência de calor só por condução.
Por isso, devemos fazer um balanço de energia pra quantificar isso:
Separando as variáveis e integrando os dois lados, obtemos a seguinte expressão pra :
Substituindo as propriedades, temos:
Calculando, a massa de parafina derretida:
Pronto, matamos a questão juntos!
Resposta
(a) A quantidade de parafina que é derretida em um período de cinco horas na primeira situação é .
(b) A razão entre energia necessária para fundir a parafina e a quantidade de energia requerida para elevar a temperatura é .
(c) A quantidade de parafina que é derretida em um período de cinco horas na segunda situação é .