Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 13.Problemas - Ex. 53
Considere uma superfície quente cilíndrica e um disco orientado como mostrado abaixo. A superfície cilíndrica e o disco comportam-se como um corpo negro. O cilindro tem diâmetro D e comprimento L de 0,2m. O disco de diâmetro D =0,2 m é colocado coaxialmente com o cilindro a uma distancia L = 0,2 m entre eles. A superfície cilíndrica e o disco são mantidos em uma temperaturas uniformes de 1000 K e 300 K, respectivamente. Determine a taxa de transferência de calor por radiação da superfície cilíndrica para o disco.
Passo 1
As superfícies A3 e A4 a gente vai tratar elas como se fossem superfícies hipotéticas, beleza? Agora a gente vai usar a lei do somatório:
E pela lei da reciprocidade:
Agora a gente vai fazer um algebrismo rapidinho aqui, vamos pegar essa equação aqui de cima e substituir na primeira lá (a que está depois da setinha :D)
Passo 2
O fator de forma F23 e F24 podem ser determinados se a gente tratar eles como fatores de forma para discos axiais paralelos, e aí a gente vai usar o auxílio da tabela 13-1 do livro que vai falar isso aqui ó:
Com isso podemos usar que:
Com e
A gente toma que:
Por fim a gente pode substituir na equação
E concluiremos que:
Passo 3
Agora a gente consegue FINALMENTE calcular nossa taxa de transferência de calor por radiação da forma clássica para esse tipo de problemas: