Considere o tubo e as condições de entrada do Problema. Uma taxa de transferência de calor de é transferida para o tubo. Para uma pressão na saída de , determine (a) a temperatura da água na saída do tubo, assim como a variação na (b) a energia térmica combinada com o trabalho de fluxo; (c) energia mecânica; (d) energia total da água entre a entrada e a saída do tubo. Sugestão: Como uma primeira estimativa, despreza a variação na energia mecânica ao resolver a parte (a). Propriedades relevantes podem ser obtidas em textos de termodinâmica.
Passo 1
Essa questão é tipo a irmã da questão anterior, beleza? Então nós vamos usar como base a mesma ilustração de antes mudando apenas que agora nós temos o valor de e não temos a temperatura de saída do tubo.
O enunciado nos pede para calcular a temperatura da água de saída do tubo, a energia térmica combinada com o trabalho de fluxo, a energia mecânica e a energia total. Então vamos lá!
Passo 2
Repara que aqui vamos começar com o que era a última alternativa na questão anterior. Então para a letra (a) vamos utilizar:
Substituindo os valores (lembrando de colocar a temperatura em ),
Assim, encontramos uma temperatura de saída do tubo de:
Passo 3
A resposta da letra (b) vai ser a mesma que a questão anterior, ou seja:
E a letra (c), pede que calculemos a energia mecânica, o que já vimos ser:
Passo 4
Por último, a energia total da água vai ser calculada através da equação:
Substituindo os valores,
Resposta
- e