Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Brunetti - Mecânica dos Fluidos - Ed: 2º - Capítulo 7.Exercício - Ex. 17
Considere um tubo de ferro galvanizado, horizontal, de 5 cm de diâmetro. Qual deve ser a mínima queda de pressão da água, num trecho de 30 m de comprimento, para que o escoamento seja turbulento e hidraulicamente rugoso? Dados: ; .
Passo 1
Beleza, vamos começar calculando o da água (apesar de já termos usado várias vezes em outros exercícios e sabermos o valor):
Como vamos usar o diagrama de Moody nesse exercício, já vamos calcular o termo (lembrando de pegar o valor de do quadro presente no próprio diagrama de Moody):
Passo 2
Agora analisando o diagrama de Moody a seguir, vemos que o escoamento se torna hidraulicamente rugoso para a curva quando temos .
E, para essa condição de escoamento, temos:
Dessa, forma, utilizando a fórmula de Reynolds para descobrir a velocidade do escoamento, temos:
Passo 3
Agora podemos aplicar o equilíbrio de energia para o sistema entre o começo e o final do comprimento da tubulação, sendo assim, temos:
E, substituir os valores conhecidos (sabendo que podemos anular a velocidade e a diferença de altura, pois não temos mudança de geometria e nem de vazão no sistema e também não foi mencionada alteração de cota entre o começo e o fim da tubulação):
E, a perda de carga distribuída é dada por:
Substituindo os valores conhecidos:
E, substituindo esse valor na equação para a diferença de pressão: