Considere a visualização do escoamento em um cone de 12° na Figura P4-24C. Estamos vendo linhas de corrente, linhas de emissão, linhas de trajetória ou linhas de tempo? Explique.

Visualização do escoamento sobre um cone de 12°, com um ângulo de ataque de 16° e com um número de Reynolds de 15000. A visualização é produzida por fluido colorido injetado na água em orifícios do corpo.

Passo 1

O exercício quer que a gente identifique o que são as linhas brancas da foto: linhas de corrente, linhas de emissão, linhas de trajetória ou linhas de tempo.

O primeiro passo para resolver essa questão é entender o que a figura está mostrando. A imagem abaixo explica os detalhes da figura, substituindo as linhas brancas por linhas vermelhas.

A figura acima mostra com mais detalhes o que está acontecendo na figura presente no livro. Tinta (linhas vermelhas) foram injetadas continuamente no escoamento de água através de furos no cone. Depois de um tempo de injeção de tinta, ela forma um rastro em forma de linha no escoamento.

Passo 2

Em outras palavras, o rastro de tinta no escoamento marca todas partículas de água que passaram através dos orifícios do cone. Ou seja, a tinta ressalta a sequência de partículas de água que passou pelos furos.

A linha de emissão é justamente a linha formada pelas partículas que passaram por um determinado ponto. Por isso, as linhas de tinta são linhas de emissão.

Resposta

Estamos vendo linhas de emissão, porque as linhas da imagem são formadas pelas partículas que passaram por um ponto do escoamento.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para o campo de velocidade do Problema 4-2, calcule a aceleração do fluido ao longo do eixo central do bocal como função de x e dos parâmetros dados.
Qual é a definição de uma linha de corrente? O que indicam as linhas de corrente?
O escoamento de duto convergente (Figura P4-15) é modelado pelo campo de velocidade estacionário e bidimensional do Problema 4-15. Gere uma expressão analítica para as linhas de corrente do escoamento
O escoamento de duto convergente é modelado pelo campo de velocidade permanente e bidimensional do Problema 4-15. O campo de pressão é dado por P = P 0 - ρ 2 ⋅ 2 ⋅ U 0 ⋅ b ⋅ x + b 2 ⋅ x 2 + y 2 onde P