A dedução da Equação (7.42) para no escoamento turbulento empregou correlações de velocidade bem simples, Equações (7.38) e (7.39). Uma lei de parede unificada foi dada por Spalding [54]:
em que e , ao passo que k e B são as constantes da lei logarítmica na Equação (7.34). Essa engenhosa fórmula inversa correlaciona todos os dados na Figura 6.10 até o limite da região logarítmica. De que modo a fórmula de Spalding pode ser aplicada para melhorar as Equações (7.38) e (7.40) e assim nos levar a relações aprimoradas para o escoamento turbulento sobre uma placa plana?
Passo 1
E bora lá resolver mais uma juntos!
Galera, nós podemos tentar?! Podemos! Mas olha só!
Se tentarmos aplicar a lei logarítmica para em em Spalding, chegaremos praticamente na mesma expressão 7.38. Ou seja, não estamos ajudando, estamos ficando na mesma!
Poderíamos tentar integrar Spalding para chegar em uma estimativa melhor que a expressão 7.40, mas cara, vamos cair numa integral sinistrosa que não é simples de resolver não, e além disso, o resultado iria depender do número de Reynolds, ou seja, não é tão simples de implementar!
Daí, o que acontece é, Spalding não é tão simples de implementar de forma a melhorar algo!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)