Joe pode pedalar sua bicicleta a 10 m/s sobre uma pista plana quando não há vento. A resistência de rolagem de sua bicicleta é 0,80 , isto é, 0,80 de força por m/s de velocidade. A área de arrasto de Joe e de sua bicicleta é 0,422 . A massa de Joe é 80 kg e a da bicicleta é 15 kg. Agora, ele encontra uma vento frontal de 5,0 m/s. (a) Desenvolva uma equação para a velocidade à qual Joe pode pedalar no vento. [Dica: resultará uma equação cúbica para V.] (b) Resolva para V, isto é, responda com que rapidez Joe pode pedalar no vento frontal. (c) Por que o resultado não é simplesmente , como se poderia imaginar à primeira vista?
Passo 1
E vamo lá resolver mais uma!
Bora ver a força de arrasto e a potência relacionada a nossa velocidade relativa , assim:
Tomando a velocidade sem a interferência e denotando . A potência de Joe será a mesma com ou sem vento contrário, assim:
Assim, abrindo os termos,
Passo 2
Bora ver com qual velocidade Joe pode pedalar contra o vento frontal, tendo e substituindo na nossa expressão encontrada, teremos:
Passo 3
Como o arrasto é proporcional a , uma transformação linear não é possível. Assim, mesmo senão houver resistência de rolamento, e não 5,0 m/s.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)