A densidade média dos icebergs é de cerca de 917   k g / m 3 .

  1. Determine a porcentagem do volume total de um iceberg submerso em água do mar com densidade de 1042   k g / m 3   ;
  2. Embora os icebergs estejam quase totalmente submersos, observa-se que eles viram. Explique como isso pode acontecer. (Sugestão:Considere as temperaturas dos icebergs e da água do mar.)

Passo 1

Temos então um iceberg de densidade ρ i c e b e r g = 917   k g / m 3 submerso em uma água de densidade ρ H 2 O = 1042   k g / m 3 !

Para resolver a letra a queremos saber qual a porcentagem do iceberg esta dentro da água. Então vamos nessa!

Vamos supor que o iceberg esta em equilibrio estático, ou seja, paradinho. Nesse momento a força peso ( F P ) que aponta pra baixo deve ser igual a força de flutuação ( F F ) que é a força que “faz o iceberg subir”. Então ficamos assim:

F F = F P

F F   e F P são dadas por:

F F = ρ H 2 O × g × V i m e r s o

E:

F P = ρ i c e b e r g × g × V t o t a l

Igualando:

ρ H 2 O × g × V i m e r s o = ρ i c e b e r g × g × V t o t a l

Queremos saber a poncentagem do iceberg dentro da água, então vamos fazer a razão entre o volume imerso e o volume total do iceberg:

V i m e r s o V t o t a l = ρ i c e b e r g ρ H 2 O

Substituindo:

V i m e r s o V t o t a l = 917 1042

Calculando:

V i m e r s o V t o t a l = 0,880

Agora transformando em porcentagem:

% V i m e r s o V t o t a l = 0,880 × 100 %

% V i m e r s o V t o t a l = 88 %

Temos 88 %   do iceberg imerso!

Passo 2

Agora, por que os icebergs viram?

Vamos lá resolver a letra b!

A temperatura do iceberg é diferente da temperatura da água, certo?

Quando a gente tem dois corpos em contato com temperaturas diferentes a gente tem troca termica!

Com isso o iceberg vai derretendo, mas como uma parte esta em contato com a água e a outra ta fora o derretimento é irregular. Com isso o centro de gravidade do iceberg vai mudando até chegar o momento em que ele gira!

Resposta

  1. A porcentagem do iceberg imerso é de 88 %
  2. Os icebergs viram por causa da mudança do seu centro de massa. Isso acontece por causa do seu derretimento irregular.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um contêiner cilíndrico cujo peso é de 79 N é invertido e pressionado na água, como mostra a Figura. Determine a altura diferencial h do manômetro e a força F necessária paramanter o contêiner na posi
Repita o Problema 3-59 para o caso de uma calha parcialmente cheia com água até a altura de 0,4 m diretamente acima da dobradiça.
Uma calha de água de seção transversal semicircular com raio de 0,5 m consiste em duas pares simétricas com dobradiças entre as partes inferiores, como mostra a Figura P3-58. As duas partes são mantid
Os dois lados de uma calha de água em forma de V têm dobradiças na parte inferior onde eles se encontram, como mostra a Figura P3-59, formando um ângulo de 45° com o solo em ambos os lados. Cada lado
Leite com densidade de 1020 kg/m³ é transportado em uma estrada plana em um tanque cilíndrico com 7 m de comprimento e 3 m de diâmetro. O caminhão-tanque é preenchido completamente com leite (sem espa