Leite com densidade de 1020 kg/m³ é transportado em uma estrada plana em um tanque cilíndrico com 7 m de comprimento e 3 m de diâmetro. O caminhão-tanque é preenchido completamente com leite (sem espaço para o ar) e acelera a 2,5 m/s². Se a pressão mínima do caminhão-tanque for de 100 kPa, determine a pressão máxima e sua localização.

Passo 1

Vamos começar com as hipóteses do problema em questão:

  1. A aceleração do caminhão-tanque permanece constante.
  2. O leite é um fluido incompressível.

A figura abaixo representa a dinâmica do problema:

Passo 2

O caminhão está submetido a uma aceleração horizontal negativa de 2,5 m/s², pois o vetor aponta no sentido oposto ao eixo horizontal de referência (eixo x). No eixo vertical, temos ação somente da gravidade. A diferença de pressão entre dois pontos em um fluido incompressível em movimento linear é dada por:

P 2 - P 1 = - ρ a x x 2 - x 1 - ρ g ( z 2 - z 1 )

O primeiro termo da equação resulta dos efeitos de compressão pela traseira do tanque sobre o fluido no momento que o caminhão acelera, enquanto o segundo termo é a conhecida pressão hidrostática, que aumenta com a profundidade.

Passo 3

O ponto de menor pressão será definido como 1 e o de maior pressão como 2, uma que o ponto 2 está localizado em uma profundidade maior e mais próximo à traseira do tanque. Assim, a diferença de pressão máxima no tanque é:

P 2 - P 1 = Δ P m a x = - ρ a x x 2 - x 1 + g z 2 - z 1 = - 1020 - 2,5 ⋅ 7 - 0 + 9,81 ⋅ 0 - 3 = 47,9   k P a

Resposta

Δ P m a x = 47,9   k P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O tanque na Figura P2.90 tem 120 cm de comprimento perpendicular ao papel. Determine as forças hidrostáticas horizontal e vertical sobre o painel AB de um quarto de círculo. O fluido é água a 20°C. De
A cúpula hemisférica na Figura P2.91 pesa 30 kN e está cheia de água e presa ao piso por seis parafusos igualmente espaçados. Qual é a força exigida em cada parafuso para manter a cúpula fixa ao chão?
Um tanque de água com diâmetro de 4 m consiste em dois meios-cilindros, cada um pesando 4,5 kN/m, aparafusados juntos como mostra a Figura P2.92. Se o apoio das tampas nas extremidades for desprezado,
Água sob pressão enche o tanque da Figura P2.100. Calcule a força hidrostática líquida na superfície cônica ABC.
Na Figura P2.93, uma carcaça esférica de um quadrante de raio R está submersa em líquido de peso específico gama e profundidade hR. Encontre uma expressão analítica para a força hidrostática resultant