Desprezar o atrito às vezes pode levar a resultados estranhos. Alguém lhe pediu para analisar e discutir o seguinte exemplo na Figura P A 3.5 . Um ventilador sopra ar através de um duto da seção 1 para a seção 2 , como mostra a figura. Admita que a massa específica ρ do ar é constante. Desprezando as perdas por atrito, encontre uma relação entre a altura de energia h v do ventilador e a vazão e a variação de elevação. Depois explique o que pode ser um resultado inesperado.

Passo 1

E aí, tudo bem? Bora matar essa questão comigo!

Essa vamos matar rapidinho, se negarmos o atrito, para a equação de Bernoulli h f = 0 , assim:

p 1 ρ g + V 1 2 2 g + z 1 = p 2 ρ g + V 2 2 2 g + z 2 - h v

Como estamos exaurindo ar da atmosfera e jogando na atmosfera, temos que:

V 1 = V 2 = 0

p 1 - p 2

Assim:

h v = p 2 + ρ g z 1 - z 2 ρ g + V 2 2 2 g - V 1 2 2 g + z 2 - p 1 ρ g - z 1

h v = z 1 - z 2 + z 2 - z 1

h v = 0

A altura de energia h v = 0 , isso pode ser explicado devido ao peso do ar, como seu peso é praticamente insignificante se comparado à fluidos como água, sem o atrito, a “potência” necessária para empurrar o ar é desprezivel!

Isso é tudo pessoal, conseguimos mais uma! \o/

Resposta

h v = 0

A altura de energia h v = 0 , isso pode ser explicado devido ao peso do ar, como seu peso é praticamente insignificante se comparado à fluidos como água, sem o atrito, a “potência” necessária para empurrar o ar é desprezivel!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ar entra em um duto de seção constante a p 1 = 90k P a , V 1 = 520m / s e T 1 = 558 ° C . Em seguida, ele é resfriado com atrito desprezível até sair a p 2 = 160k P a . Calcule (a) V 2 , (b) T 2 e (c)
Uma mistura ar-combustível, considerada equivalente ao ar, entra em uma câmara de combustão em forma de duto com V 1 = 104m / s e T 1 = 300K . Qual a quantidade de adição de calor em kJ/kg fará o esco
Um motor-foguete a 7000 m de altitude consome 45 kg/s de ar e adiciona 550 kJ/kg na câmara de combustão. A seção transversal da câmara é de 0,5 m², e o ar entra na câmara a 80 kPa e 5°C. Após a combus
Um observador ao nível do mar não escuta uma aeronave voando a 3660 m de altitude padrão até que ela esteja a 8 km adiante dele. Calcule a velocidade da aeronave em m/s.
O que acontece com o escoamento de entrada no problema 9.107 se a combustão produz adição de calor de 1500 kJ/kg mantendo-se p 01 e T 01 inalterados? De quanto é reduzida a vazão em massa?