Uma boia de mastro (ver Problema P2.113) tem um período T de oscilação vertical que depende da área A da seção transversal da linha de água, da massa m da boia e do peso específico do fluido. Qual é a alteração no período quando se dobra (a) a massa específica e (b) a área? Boias com instrumentação devem ter períodos longos para evitar a ressonância com as ondas. Faça um esboço de um possível projeto de boia de período longo.
Passo 1
Vamos para mais um desafio da mecânica dos fluidos?
Vamos escrever matematicamente como as coisas são função de outras?
Quais são as unidades bases desses parâmetros? Primeiro temos que entender o que é peso específico, certo? Bem, isso nada mais é do que o produto da massa específica pela gravidade, ou seja:
Como temos 4 variáveis (n), e temos 3 dimensões bases (MLT), tem-se que o número de grupos pi iguais a 4 – 3 = 1 grupo!
Passo 2
Bem, podemos então escrever esses grupos pi e vamos seguir a dica da questão pra saber quais são as variáveis repetitivas.
Passo 3
Vamos agora fazer as análises dimensionais e assim montar as equações algébricas!!!
Passo 4
(a) e (b) Se dobrarmos a massa especifica, ou seja, teremos um acréscimo de e um decréscimo em T na mesma proporção. Se dobrarmos a área, diminuímos o período na mesma proporção.
Como vimos, se quisermos fazer uma boia, não poderemos mexer no peso específico, então teremos que aumentar a massa e diminuir a área para que tenhamos uma boia com período longo.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)