Discuta a estabilidade de um corpo (a) submerso e (b) flutuante cujo centro de gravidade está acima do centro de flutuação.

Passo 1

Um corpo submerso cujo centro de gravidade está acima do centro de flutuação, que é o centroide do volume deslocado, é instável. No entanto, um corpo flutuante pode permanecer estável quando o centro de gravidade está acima do centro de flutuação, desde que o centroide do volume seja deslocado para um novo ponto durante uma perturbação rotacional, e como o centro de gravidade não muda, se o novo ponto onde está localizado for suficientemente distante, as duas forças criam um momento restaurador que faz o corpo retornar a posição original.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O painel ABC no lado inclinado de um tanque de água é um triângulo isósceles com vértice em A e a base BC = 2 m como mostrado abaixo. Determine a força de água sobre o painel e sua linha de ação.
Na figura abaixo, a comporta AB tem 1,5 m de largura e o limitador B irá quebrar se a força da água for igual a 41000 N. Para qual profundidade de água essa condição é alcançada?
Na figura abaixo, a força hidrostática F é a mesma no fundo dos três recipientes, apesar de os pesos dos líquidos acima serem muito diferentes. As três formas dos fundos e os fluidos são iguais. Isso
A comporta AB na figura abaixo tem 1,2 m de comprimento e 0,8 m de largura. Desprezando a pressão atmosférica, calcule a força F na comporta e a posição X de seu centro de pressão.
A comporta AB na figura abaixo tem 1,5 m de largura, está articulada em A e limitada por um limitador em B. A água está a 20°C. Calcule (a) a força no limitador B e (b) as reações em A se a profundida