Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 67
A equação geral do volume de controle para a conservação do momento linear é:
Discuta o significado de cada termo nessa equação. Os termos estão identificados por conveniência. Escreva a equação como uma equação em palavras.
Passo 1
Pode não parecer, mas uma das partes mais importantes da Mecânica dos Fluidos é o entendimento do significado físico das equações.
Por isso, vem comigo que agora eu vou te ajudar a dissecar a equação geral da conservação do momento linear!
Lembrando que a equação é:
Sendo assim, a gente vai dividir a equação em quatro partes falar delas separadamente.
Esse termo corresponde à variação líquida de “forças de corpo” agindo no nosso volume de controle. As forças de corpo são aquelas que atuam no volume de um corpo, e não em sua superfície. Neste caso, temos a força peso (denotada pela gravidade nesse termo da equação) atuando.
Este outro termo corresponde à variação líquida das forças superficiais agindo sobre a superfície de controle que estamos analisando. As forças superficiais correspondem à pressão e à tensão de cisalhamento do nosso escoamento.
Esse termo aqui corresponde à taxa de acúmulo de momento linear em todo o volume de controle. A derivada temporal indica que esse termo é um termo de acúmulo, usado em processos transientes.
Por fim, esse último termo significa a variação líquida de momento linear que atravessa a nossa superfície de controle. Ou seja, a quantidade de momento linear que sai, menos a que quantidade que entra.
Pronto, depois de explicar esses quatro termos, agora podemos finalizar a questão reescrevendo essa equação em palavras. Basicamente podemos dizer que:
A força total agindo no volume de controle, que é a soma das forças de corpo e superficiais, é igual à taxa que o momento linear muda em todo o volume de controle, mais a quantidade de momento linear que sai do volume de controle.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)