Vento a U ∞ e p ∞ escoa em torno de uma cabana Quonset, que é um semicilindro de raio a e comprimento L (Figura P8.48). A pressão interna é pi. Usando a teoria não viscosa, deduza uma expressão para a força para cima sobre a cabana em decorrência da diferença entre p i e p s .

Passo 1

Bora pra mais uma!

Esse exercício é similar ao problema 8.46. Se p o   é a pressão de estagnação do nariz ( θ = 180 o ), a distribuição da pressão superficial é:

p s = p o - ρ 2 2 U ∞ s e n θ 2 = p o - 2 ρ U ∞ 2 s e n 2 θ

Então, por meio de integração encontramos a força para cima no meio do cilindro:

F c i m a = ∫ 0 π p i - p o + 2 ρ U ∞ 2 s e n 2 θ s e n θ a b d θ

F c i m a = p i - p o 2 a b + 8 3 ρ U ∞ 2 a b

Resposta

A força para cima é dada por:

F c i m a = p i - p o 2 a b + 8 3 ρ U ∞ 2 a b

o n d e   P o = P ∞ + ρ 2 U ∞ 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O que são equações constitutivas, e à que equação da mecânica dos fluidos elas são aplicadas?
Defina ou descreva cada tipo de fluido: (a) fluido viscoelástico, (b) fluido pseudoplástico, (c) fluido dilatante, (d) Fluido plástico de Bingham.
Considere um líquido em um tanque cilíndrico. Tanto o tanque quanto o líquido giram como um corpo rígido (Fig. P9–75). A superfície livre do líquido é exposta ao ar ambiente. Os efeitos da tensão supe
O componente r θ do tensor de tensão viscoso em coordenadas cilíndricas é dada por: τ r θ = τ θ r = μ r∂ ∂ r u θ r + 1 r ∂ u r ∂ θ( 1 ) Alguns autores escrevem essa componente como: τ r θ = τ θ r = μ
Repetir Problema 9–73, mas a partir de um quadro de referência que gira com as pás do agitador na velocidade angular ω .