O ar está escoando por um aerofólio simétrico com um ângulo de ataque de 5°. (a) A sustentação e (b) o arrasto, que agem sobre o aerofólio, serão iguais a zero ou não?
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem?
Primeiramente, nesse tipo de problema, que pede que analisemos aerofólios, devemos lembrar que a consideração fundamental no projeto de aerofólios é minimizar a pressão média na superfície superior e ao mesmo tempo maximizá-la na superfície inferior.
Bem, analisando um aerofólio simétrico, como já visto, devido à simetria, não haveria elevação, se o ângulo de ataque fosse igual a zero. Como o problema informa que o ângulo de ataque é 5°, revela uma assimetria entre os pontos de estagnação do aerofólio.
Assim, devido à falta de simetria em relação ao fluxo de fluxo livre, o fluxo é diferente no topo e no superfícies inferiores do aerofólio, tendendo ao levantamento. Também existe arrasto, assim como o arraste mesmo no ângulo de ataque zero.
Resposta
Portanto, quando o ar passa por um aerofólio simétrico em um ângulo de ataque de 5°, tanto a elevação quanto a ação de arrasto no aerofólio são diferentes de zero.