Um fluido dielétrico a pressão atmosférica é aquecido com um fio horizontal de platina com diâmetro de . Determine a temperatura do fio quando o fio é aquecido a do fluxo térmico crítico. As propriedades do fluido são. Considere para as contantes da ebulição nucleada e. Para cilindros horizontais pequenos, o fluxo térmico crítico é encontrado multiplicando-se o valor associado a um cilindro horizontal grande por um fator de correção , sendo O número de Confinamento é baseado no raio do cilindro e a faixa de aplicação do fator de correção é .
Passo 1
O que temos aqui?? Nos foi dado as (várias rs) propriedades do fluido dielétrico fervendo a em um fio de platina horizontal de de diâmetro.
Além das constantes de ebulição de nucleados e o fator de correção para pequenos cilindros horizontais. Com isso, vamos encontrar a temperatura do fio quando aquecido a do fluxo de calor crítico.
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir condições de estado estacionário. O fluxo crítico de calor para um cilindro horizontal grande, com , é:
O número do confinamento é dado por,
Que está na faixa de aplicabilidade da expressão para o fator de correção,,
Passo 3
A questão nos fala que o fio é operado a do fluxo de calor crítico, nós podemos escrever isso matematicamente da seguinte forma,
E o excesso de temperatura pode ser encontrado com a correlação de Rohsenow,
Substituindo os valores, temos,
Então,