A função de corrente de um campo de escoamento é ψ = A x 2 y - B y 2 , em que A = 1 m - 1 . s - 1 , B = 1 3   m - 1 . s - 1 e as coordenadas são medidas em metros. Encontre uma expressão para o potencial de velocidade.

Passo 1

Bom o exercício nos dá a equação que representa a função de corrente, e nos pede a equação do potencial de velocidade… Hummm…

Vamos lá?

Começaremos recordando uma coisa muito importante nesse assunto: As equações que definem o nosso escoamento como incompressível! São elas:

u = ∂ ψ ∂ y v = - ∂ ψ ∂ x

u = - ∂ φ ∂ x v = - ∂ φ ∂ y

Beleza?

Passo 2

Agora vamos tirar de letra! Como já temos a equação da função de corrente, podemos encontrar as componentes da velocidade!

u = ∂ ψ ∂ y v = - ∂ ψ ∂ x

u = ∂ ∂ y ( A x 2 y - B y 3 ) v = - ∂ ∂ x ( A x 2 y - B y 3 )

Derivando as equações acima:

u ( x , y ) = A x 2 - 3 B y 2 v ( x , y ) = - 2 A x y

Passo 3

Agora precisamos testar mais uma hipótese! Nosso escoamento é irrotacional? Bom, o enunciado não nos afirmou isso, então vamos ao teste!

Sabemos que para ser um escoamento irrotacional deve ser respeitado a seguinte regra:

∂ v ∂ x - ∂ u ∂ y = 0

Vamos ao teste!

∂ ( - 2 A x y ) ∂ x - ∂ ( A x 2 - 3 B y 2 ) ∂ y = 0

- 2 A y + 6 B y = 0

E constatamos que é verdade!! Pois, com os valores de A e B dados na questão (A = 1 m - 1 . s - 1 e B = 1 3   m - 1 . s - 1 ) para qualquer valor de Y o resultado será zero!

Passo 4

Estamos no último passo!

Agora só precisamos resolver aquelas equações lá de cima:

u = - ∂ φ ∂ x v = - ∂ φ ∂ y

Como queremos o φ , vamos integrar a equação que representa o u e o v :

φ ( x , y ) = - ∫ u ( x , y ) d x φ ( x , y ) = - ∫ v ( x , y ) d y

φ ( x , y ) = - ∫ ( A x 2 - 3 B y 2 ) d x φ ( x , y ) = - ∫ ( - 2 A x y ) d y

φ ( x , y ) = - A x 3 3 + 3 B y 2 x + f ( y ) φ ( x , y ) = A x y 2 + f ( x )

Vamos só lembrar que a equação final será a junção da equação φ ( x , y ) = A x y 2 + f ( x ) , com a substituição do f ( x ) pela parte que corresponde a uma função de X na equação φ ( x , y ) = - A x 3 3 + 3 B y 2 x + f ( y ) . Pois o contrário não é possível, beleza?

Uhull! Conseguimos!

Resposta

φ ( x , y ) = A x y 2 - A x 3 3

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Fontes de igual intensidade m são colocadas em quatro posições simétricas (x, y)= (a, a), (-a, a), (-a, -a) e (a, -a). Trace os padrões das linhas de corrente e das equipotenciais. Irão aparecer “pare
Encontre o vetor velocidade resultante induzido no ponto A da Figura P8.23 pela corrente uniforme, pelo vórtice e pela fonte bidimensionais.
Fontes bidimensionais de mesma intensidade m = Ua, sendo U uma velocidade de referência, são localizadas em (x, y)= (0, a) e (0, –a). Trace as linhas de corrente e as equipotenciais no semiplano super
Considere o escoamento fonte/vórtice da Equação (8.16) simulando um tornado, como na Figura 8.25. Admita que a circulação em torno do tornado seja Γ =8.500m ² / s ² e que a pressão em r = 40 m seja 2.
Uma corrente de água uniforme U ∞ =20m / s e ρ =998k g / m ³ ³ é combinada com uma fonte na origem para formar um semicorpo. Em (x, y) = (0, 1,2 m), a pressão é 12,5 kPa abaixo de p ∞ . (a) Esse ponto