Glicerina a 20 °C e 0,5 kg/s deve ser aquecida por etilenoglicol a 70 °C em um trocador de calor de tubo duplo de parede fina em escoamento paralelo. A diferença de temperatura entre os dois fluidos é 15 °C na saída do trocador de calor. Considerando que o coeficiente global de transferência de calor é e a superfície de transferência de calor é , determine (a) a taxa de transferência de calor, (b) a temperatura de saída da glicerina e (c) a vazão mássica de etilenoglicol.
Passo 1
Primeiro, é sempre bom deixarmos claro qual o sistema que estamos trabalhando. Para esta questão, temos um trocador de 1 casca e 1 tubo com escoamento em paralelo.
Vamos começar determinando a taxa de transferência de calor. Para isto, temos que utilizar a seguinte relação:
Percebam que a questão já nos deu o coeficiente global de troca de calor e a área de superfície. Só nos resta a diferença de temperatura logarítmica. Logo, calculando-o, temos:
Portanto, a taxa de transferência de calor é:
Passo 2
Após descobrirmos a taxa de transferência de calor, podemos calcular a temperatura de saída da glicerina. Para isto, basta lembrarmos da seguinte relação:
Portanto,
Passo 3
Agora, vamos calcular a vazão mássica do etilenoglicol. Aplicando a mesma relação que fizemos para a glicerina, só que com os valores das propriedades do etilenoglicol, temos:
Como a temperatura de saída do etilenoglicol é 15 °C a mais que a da glicerina (dados da questão), ela é 53,6 °C. Então, ao substituirmos os valores, temos:
Resposta
- A taxa de transferência de calor é:
- A temperatura de saída da glicerina é:
- A vazão mássica do etilenoglicol é: