Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 4.Problemas - Ex. 69
Granizo é formado em nuvens de grande altitude a . Considere partículas de granizo de de diâmetro caindo através do ar a uma temperatura de , com coeficiente de transferência de calor por convecção de . Considerando que o granizo pode ser modelado como uma esfera e tem propriedades de gelo a , determine o tempo necessário para alcançar a temperatura de derretimento na superfície do granizo.
Passo 1
Podemos obter as propriedades do gelo a na tabela A-8 “Propriedades de diversos materiais” do livro didático.
Dados fornecidos no enunciado e retirados da tabela A-8:
Densidade do gelo:
Calor específico do gelo:
Coeficiente de condução de calor do gelo:
Coeficiente de transferência de calor por convecção:
Diâmetro do granizo:
Raio do granizo:
Temperatura inicial do granizo:
Temperatura final do granizo:
Temperatura ambiente:
Passo 2
Para determine o tempo necessário para alcançar a temperatura de derretimento na superfície do granizo, podemos começar calculando o número Biot para o derretimento de pedras de granizo usando a seguinte relação:
Aqui, é o coeficiente de transferência de calor por convecção, é o comprimento característico do granizo e é o coeficiente de condução do granizo. Substituindo os termos da equação pelos dados fornecidos, temos:
Agora, vamos encontrar os valores de e para o número Biot encontrado na tabela 4.2 “Coeficientes utilizados na solução aproximada do termo da condução de calor transiente unidimensional em esferas” do livro. Para , temos que:
Passo 3
Agora, vamos calcular o número de Fourier para o processo usando a seguinte equação:
Na superfície, temos que , assim, a equação fica:
Aqui, é a temperatura na superfície do granizo, é a temperatura ambiente, é a temperatura inicial do granizo e é o número de Fourier. Substituindo os termos da equação pelos dados fornecidos, temos:
Passo 4
Podemos então, calcular o tempo necessário para atingir o ponto de fusão na superfície da pedra de granizo usando a relação do número de Fourier que é a seguinte:
Aqui, é a difusividade térmica do granizo, é o tempo necessário para atingir o ponto de fusão na superfície da pedra de granizo. Como não temos a difusividade térmica do granizo, podemos obtê-la pela seguinte relação:
Substituindo na relação do número de Fourier e isolando o tempo, temos:
Substituindo os termos da equação pelos dados fornecidos, temos:
Portanto, o tempo necessário para atingir o ponto de fusão na superfície do granizo caindo é .