Enunciado

Inicialmente um gás a uma velocidade supersônica entra em ura duto divergente adiabático. Discuta o modo como isso afeta (à) a velocidade, (b) a temperatura, (c) a pressão e (d)

a massa específica do fluido

Passo 1

Um duto divergente tem esse formato aqui:

Quando um gás com velocidade supersônica entra em um tubo divergente a sua velocidade tente a aumentar!

V ↑

Vamos considerar o escoamento um escoamento permantente e o gás como um gás ideal!

Em um escoamento permante, quando a velocidade aumenta, a pressão diminui!

V ↑ P ↓

Além disso se a velocidade esta aumentando eu tenho uma maior energia cinética, mas o meu escoamento é adiabático, eu não ganho nem perco energia!

Se uma parcela maior da minha energia interna é referente a energia cinética, então eu tenho que diminuir a temperatura para manter a energia constante!

V ↑ T ↓

Pois bem, até agora sabemos que a velocidade diminui, mas a pressão e a temperatura aumentam! E a massa específica?

Temos essa relação aqui entre ρ e ρ 0 :

ρ = ρ 0 T T 0 1 k - 1

Não podemos levar ela completamente ao pé da letra, porque ρ 0 é a massa específica do gás parado, e até onde a gente sabe o nosso gás já tinha uma velocidade supersônica, e ela apenas aumentou!

Porém ainda assim essa expressão da pra a gente uma idéia do comportamento da massa específica com o aumento da velocidade.

Sabendo que a temperatura diminuiu, então T 0 < T , logo ρ > ρ 0 !

Então temos o aumento da velocidade e a diminuição da pressão, temperatura e massa específica!

Resposta

(a) a velocidade aumenta;

(b) a temperatura diminui;

(c) a pressão diminui;

(d) A massa específica do fluido diminui.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Cinco tubos de esgoto, cada um com 2 m de diâmetro e feitos de argila, funcionam a meia seção, com uma declividade de 0,25°, descarregando em um único tubo feito de asfalto, também com declividade de
Quais são as dimensões mais eficientes para um canal retangular de aço rebitado para conduzir 4,8m 3 / s com uma declividade de 1:900?
Um canal triangular (ver Figura E10.6) deve ser construído com metal corrugado e escoará a vazão de 8m 3 / s com uma declividade de 0,005. O fornecimento de chapas metálicas é limitado, portanto, os e
Quais as dimensões mais eficientes para que um canal semi-hexagonal de ferro fundido escoe 56781 litros/min com uma declividade de 0,16°?
Um canal retangular feito de tijolos com S 0 = 0,002 é projetado para conduzir 6,51m 3 / s de água em escoamento uniforme. Discute-se se a largura do canal deverá ser de 1,22 ou 2,44 m. Qual projeto q