Uma janela de acesso, na forma de um triângulo isósceles e articulada no topo, é colocada na parede vertical de uma forma contendo concreto líquido. Determine a força mínima que deve ser aplicada no ponto D para manter a janela fechada, considerando a configuração da forma e do concreto conforme mostrado. Plote os resultados para a faixa de profundidade do concreto de .
Passo 1
Bom, a janela possui suas dimensões exatas. É necessário que apliquemos as equações hidrostáticas no sistema, sendo elas:
, equilíbrio rotacional
Assim, a nossa missão é encontrar a força mínima aplicada em necessária para manter a janela fechada e plotar os resultados na faixa de profundidade do concreto entre e .
Fazemos algumas considerações: fluido estático; fluido incompressível; a pressão atmosférica atua na superfície livre e fora da janela.
O diagrama que representa esse sistema é o seguinte:
Passo 2
O primeiro passo para as contas é a integração da equação de pressão. Portanto, a partir do diagrama podemos estabelecer que para , temos e para , , sendo que .
Relacionando os momentos da dobradiça, temos
Logo, é dado por
Como o intervalo é de até e substituindo a área:
Podemos calcular por semelhgança de triângulos, ou seja
Substituindo na equação de fica:
Calculando a integral, temos
Organizando os termos:
A partir dessa equação podemos plotar o gráfico. Para achar o valor de é só substituir os valores sendo: e . Com o uso de uma calculadora cientifica, obtemos o valor de .
O gráfico ficará da seguinte forma: