A pressão frequentemente é dada em termos de uma coluna e é expressa como “carga de pressão”. Expresse a pressão atmosférica padrão em termos de colunas de (a) mercúrio (GE=13,6), (b) água (GE = 1,0) e (c) glicerina (GE=1,26). Explique por que em geral usamos o mercúrio nos manômetros.
Passo 1
Aqui o principal é lembrarmos da seguinte equação:
Porém note que a unidade de h não está em unidades de comprimento e portanto precisaremos aplicar um fator de conversão importante, e muito usado durante resolução de questões que envolvem pressão!!
Passo 2
Agora bastar aplicarmos para cada um dos fluido
Resposta
- 0,76m
- 10,3m
- 8,2m
Exercícios de Livros Relacionados
A 20°C o manômetro A registra 350 kPa absoluta. Qual é a altura h da água em cm? Qual deve ser a leitura do manômetro B em kPa absoluta?
Uma atmosfera politrópica é definida pela lei de potência p p o = ρ ρ o m , em que m é um expoente da ordem de 1,3 e p o e ρ o são valores da pressão e massa específica ao nível do mar. (a) Integre es
No problema 1.2 fizemos uma integração da distribuição da densidade ρ ( z ) na tabela A.6 e calculamos a massa da atmosfera da terra como m ≈ 6 e 18k g . Pode-se usar esse resultado para calcular a pr
O macaco hidráulico abaixo está cheio com óleo a 8,797 N/m³. Desprezando o peso dos dois pistões, qual a força F necessária na alavanca para suportar o peso de 8.900 N indicado no desenho?
Um manômetro de mercúrio está conectado em dois pontos a um tubo horizontal onde escoa água a 20°C. Se a leitura do manômetro for h = 55 cm, qual é a queda de pressão entre os dois pontos?