Um misturador rotativo consiste em dois semitubos de 1 m de comprimento girando em torno de um braço central, como na Figura P7.94. Usando o arrasto da Tabela 7.2, deduza uma expressão para o torque T necessário para acionar o misturador à velocidade angular Ω em um fluido de massa específica r. Suponha que o fluido seja água a 20°C e a potência máxima de acionamento disponível seja 20 kW. Qual a velocidade de rotação máxima Ω, em rpm?
Passo 1
E aí, galera, tudo bem? MecFlu pode parecer difícil, mas cola aqui que eu vou te ajudar!
Nessa questão, temos um misturador rotativo de dois semitubos de comprimento ,diâmetro de velocidade angular funcionando em água a , com massa específica e viscosidade .
Essa rotação do misturador gera um torque com uma potência máxima de acionamento . O enunciado nos pede pra calcular a velocidade de rotação máxima , e pra isso usaremos essa relação entre a potência e o torque:
Nos próximos passos, iremos encontrar uma expressão para o torque e iremos calcular a velocidade de rotação.
Então vem comigo pra gente resolver esse problema junto!
Passo 2
Em primeiro lugar, vamos encontrar uma expressão para o torque . Pra isso, vamos integrar a força de arrasto da seguinte maneira:
Note que o “2” na frente da integral indica que o torque leva em conta a força de arrasto nos dois semitubos.
Podemos considerar a diferencial da força de arrasto igual a:
Substituindo na integral:
Passo 3
Antes de resolver a questão, devemos encontrar o coeficiente de arrasto . Ele podem ser encontrados na Tabela 7.2, Página 493 , como na imagem:
Ou seja, .
Podemos substituir tudo isso na equação pra potência que eu te mostrei no Passo 1:
Isolando e resolvendo a equação cúbica pra velocidade de rotação:
Resposta
A velocidade de rotação máxima é