Um dos procedimentos comuns dos programas de condicionamento físico é determinar a relação entre gordura e músculos do corpo. Ela se baseia no princípio de que o tecido muscular é mais denso do que o tecido gorduroso e, portanto, quanto maior a densidade média do corpo, mais alta a fração de tecido muscular. A densidade média do corpo pode ser determinada pesando-se a pessoa no ar e também enquanto ela está submersa na água de um tanque. Tratando todos os tecidos e ossos (além da gordura) como músculo com densidade equivalente a , obtenha uma relação para a fração de volume da gordura do corpo .
Passo 1
A diferença entre os pesos da pessoa no ar e na água é devida à força de empuxo na água. Portanto, temos a seguinte formulação:
Passo 2
Conhecendo os pesos e a densidade da água, a relação acima fornece o volume da pessoa. Então a densidade média da pessoa, pode ser determinada a partir de:
Passo 3
Na hipótese 2, a massa total de uma pessoa é igual à soma das massas dos tecidos adiposo e muscular e o volume total de uma pessoa é igual à soma dos volumes dos tecidos adiposo e muscular.
A fração volumétrica de gordura corporal é a razão entre o volume de gordura e o volume total da pessoa, ou seja...
Passo 4
Observando que a massa é densidade vezes o volume, a última relação pode ser escrita como sendo:
Resposta
Cancelar o e resolver o , fornece a relação desejada...