O recorde mundial de consumo automobilístico, 5.383 km por litro, foi estabelecido em 2005 pelo PAC-CAR II, Figura P7.109, construído por alunos do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) de Zurique [52]. Esse pequeno carro, com peso líquido de 285 N e altura de apenas 0,75 m, realizou um percurso de 21 km a 30 km/h para estabelecer o recorde. Ele tem um coeficiente de arrasto registrado de 0,075 (comparável ao de um aerofólio), com base na área frontal de 0,27 m2. (a) Qual é o arrasto do pequeno carro durante o percurso? (b) Qual é a potência de propulsão necessária? (c) Pesquise um pouco e explique por que um valor de km por litro é totalmente ilusório neste caso particular.
Passo 1
E aí, galera, tudo bem? MecFlu pode parecer difícil, mas cola aqui que eu vou te ajudar!
Nessa questão, temos um pequeno carro de área frontal e um coeficiente de arrasto . O carro realiza um percurso a uma velocidade de .
A letra (a) nos pede então pra calcular a força de arrasto durante o percurso. A fórmula pra força de arrasto é:
Sendo a massa específica do ar a temperatura ambiente.
Substituindo as grandezas na fórmula:
Passo 2
A letra (b) nos pede pra calcular a potência de propulsão necessária pro carro vencer o arrasto. Essa grandeza é dada pela equação abaixo:
Dessa maneira, basta a gente substituir a força de arrasto encontrada no Passo 1:
Passo 3
E pra finalizar questão, a letra (c) nos pergunta por que medir a eficiência desse carro específico em é errado.
Bem, essa grandeza, , é usada pra medir a eficiência em veículos e funcionam om combustíveis líquidos. Já esse modelo de carro específico funciona com uma pequena célulade hidrogênio, logo essa grandeza não reflete o verdadeiro funcionamento do veículo.
Resposta
(a) O arrasto do carro é
(b) A potência do carro é
(c) Esse carro funciona com uma pequena célula de hidrogênio, logo não é uma grandeza que reflete seu funcionamento.