Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 52
Repita o Problema 9-51, criando a sua própria função corrente. Você pode criar qualquer função que desejar, desde que ela contenha pelo menos três termos e não seja a mesma de um exemplo ou problema deste livro. Discuta.
Passo 1
E aí, galera, como estão? Espero que os estudos estejam rendendo! Vamos resolver uma questão de função corrente ?
O enunciado quer saber duas informações diferentes. Primeiro, ele quer que a gente encontre as expressões das componentes da velocidade (componente da velocidade no eixo ) e (componente da velocidade no eixo ) de um escoamento através da expressão da função corrente .
Depois ele quer que a gente substitua as expressões de e que encontramos na equação da continuidade de um escoamento bidimensional e incompressível (equação 9-19 do livro). Essa expressão se encontra abaixo.
Se a soma das derivadas de e for igual a zero, isso quer dzer que o escoamento respeita a lei de conservação de massa. Uma outra forma de dizer que as velocidades respeitam a onservação de massa é falar que e satisfazem a equação da continuidade incompressível.
Passo 2
Atenção! A questão não nos informou uma expressão para a função corrente . O enunciado disse que era para a gente criar nossa própria função corrente, obedecendo duas restrições: essa nova tem que ter no mínimo 3 termos e não pode ser igual à funções correntes presentes em problemas anteriores do livro.
Nessa resolução vamos escolher a expressão abaixo. No entanto, vale ressaltar que qualquer função suave de e satisfaz a lei de conservação de massa (equação da contituindade) e pode ser usada!
Passo 3
Para calcular a componente horizontal da velocidade e a componente vertical da velocidade a partir da função corrente , usamos as equações 9-20 do livro que servem para escoamentos incompressíveis como o nosso caso.
Substituindo as expressões de nessas fórmulas, encontramos expressões para e .
Passo 4
Substituindo as expressões de e , verificamos se essas duas componentes satisfazem a equação da continuidade incompressível. Ou seja, fazendo essa substituição, conseguimos descobrir se a expressão da função corrente corresponde de fato a um escoamento que respeita a lei de conservação de massa.
Vemos pela equação acima que a soma das derivadas é nula e, por isso, o campo de escoamento satisfaz a equação da continuidade incompressível!
Resposta
O campo de escoamento satisfaz a equação da continuidade incompressível.